Pular para o conteúdo principal

LITERATURA FEMINISTA: CRÔNICAS, (MINI)CONTOS, POEMAS, RESENHAS E MAIS!

Cultura do estupro: o que é, como se faz?


Todos os dias, em qualquer lugar do mundo, mulheres são estupradas por homens. Por h o m e n s, mulheres são estupradas por homens, não por monstros, zumbis, ETs, demônios... mas por homens, homens que, em massa, não são "doentes''/"doentes mentais", mas filhos sadios do patriarcado. Eu repito: todos os dias acontecem estupros. Estupros. Estupros coletivos... Como se não bastasse isso, ainda vemos estupros sendo romantizados em novelas, séries, músicas, livros... Mulheres sendo culpabilizadas pela violência sexual sofrida sob a justificativa injustificável relacionada ao tamanho de suas roupas, ao horário em que estavam "fora de casa" (como se dentro de casa também não acontecessem estupros por parte de pais, irmãos, tios, amigos, vizinhos...) e, ainda, estupradores sendo absorvidos social e /ou judicialmente após terem violentado mulheres de diversas formas, da ejaculação no transporte coletivo ao abuso sexual numa festa universitária.
Todo esse quadro de violência contra a mulher que eu mencionei acima constitui a cultura do estupro, entendida aqui como um conjunto de ideologias e/ou atitudes misóginas e machistas veiculadas em discursos e/ou produções culturais que naturalizam, romantizam, legitimam e sustentam toda e qualquer forma de violência sexual contra as mulheres. 
Para entendermos a cultura do estupro, "como ela se faz", precisamos entender o que é o patriarcado: um sistema social, cultural, político e econômico de dominação-exploração-subordinação das mulheres pelos machos. Enquanto sistema, o patriarcado se sustenta através do pacto masculino pelo lugar de poder e privilégio dos machos em sociedade. Nessa esfera, se exerce o controle dos machos sobre a vida, o corpo, os desejos... das mulheres, tal controle se manifesta em várias atitudes masculinas abusivas/machistas/misóginas, como, por exemplo, nos atos de violência sexual. Estupro é, dessa forma, sobre relações de poder, não sobre desejo sexual ou doença mental, mas, sim, sobre o controle que os homens acham que podem, a todo custo, exercer sobre as mulheres, não se importando com seus nãos e violando seus corpos, indispostos a se entregarem para eles.  
O machismo e a misoginia, pilares do patriarcado, fornecem mecanismos ideológicos que, atuantes em discursos e outras práticas sociais, contribuem para a objetificação e hiperssexualização do corpo das mulheres de tal forma que homens abusivos usam como desculpa "roupa curta é convite" quando tentam se justificar do porquê de terem assediado ou abusado de alguma mulher, mesmo ela tendo deixado claro que não queria a investida sexual dele. É algo tão naturalizado culturalmente que muitas mulheres aceitam e reproduzem a ideologia por trás desse discurso machista e misógino.
Outro discurso machista muito naturalizado em sociedade e que corrobora com a cultura do estupro é o de que "a mulher deve transar com seu parceiro mesmo sem vontade", isto é, deve se submeter a estupros conjugais para agradar o macho, afinal "se você não faz sexo com seu homem, outra fará". Ideia essa problemática e falaciosa, pois se, por um lado, sexo disponível não é indicador de fidelidade, por outro, nenhuma mulher deve ser tratada como boneca inflável, um mero objeto sexual, sem vida, desejos e sentimentos próprios. Sexo é troca, é ato reciproco e deve sempre ser consentido, caso contrário o ato consistirá em abuso sexual. 
A indústria pornográfica, as "piadas" misóginas sobre estupro,  as músicas de massas que reproduzem ideias como "taca cachaça que ela libera", "vou abusar bem dessa mina toma/toma pica tranquilinha", as novelas, filmes, livros... que romantizam cenas de estupro, os comerciais que usam o corpo feminino como objeto associado a compra de um produto x ou y, os discursos machistas que questionam as vítimas de estupros (onde estavam? que roupa usavam? se beberam álcool? se conheciam o estuprador?...) e camuflam o ato dos agressores e a verdadeira causa do estupro: os estupradores, constituem outras práticas sociais de naturalização e perpetuação da cultura do estupro.
Sobre a culpabilização das vítimas de estupro, já perceberam como em notícias sobre casos de abuso sexual sempre aparecem pessoas dos quintos dos asfaltos dos infernos para tentar justificar os estupros e apontar meios-termos para tirar as atenções dos abusadores, abrindo espaço para questionamentos acerca da vida das vítimas?

  • Um homem estupra e mata um bebê de 2 anos: vamos esquecer esse estuprador e focar na mãe da criança, essa "vagabunda" que colocou um estuprador em casa, afinal estuprador vem com selo de violador na cara. 
  • Um homem estupra a própria filha, uma criança: vamos esquecer esse estuprador e focar na mãe da criança, essa "vagabunda" que casou com um estuprador e teve filha com ele só para ser abusada, afinal estuprador vem com selo de violador na cara. 
  • Um homem estupra a namorada: vamos esquecer esse estuprador e focar na moça que namora e deu confiança pra qualquer um, afinal estuprador vem com selo de violador na cara. 
  • Um homem estupra a esposa: vamos esquecer esse estuprador e focar nessa mulher que queria negar sexo ao marido conhecendo a personalidade dele, quem mandou casar com qualquer um, afinal estuprador vem com selo de violador na cara. 
  • Um homem estupra uma colega de universidade numa calourada: vamos esquecer esse estuprador e focar nessa estudante de roupa curta até altas horas em festinhas com homens, quem mandou dar confiança ao colega, afinal estuprador vem com selo de violador na cara. 
  • Um homem estupra uma mulher bêbada numa festa: vamos esquecer esse estuprador e focar nessa vagabunda bêbada, ela estava pedindo, afinal se bebeu com homem é porque quer dar, não liga para o que ele seja, afinal estuprador vem com selo de violador na cara. 
  • Um homem estupra uma funcionária sua: vamos esquecer esse estuprador e focar nessa mulher que escolheu trabalhar pra qualquer um, afinal estuprador vem com selo de violador na cara. Um homem estupra uma mulher na rua: vamos esquecer esse estuprador e focar nessa mulher, afinal como ela anda desacompanhada e passa perto de um homem sabendo que estuprador vem com selo de violador na cara. 

Somente no Brasil, pesquisas recentes apontam que a cada 11 minutos uma mulher é estuprada. A cada 11 minutos um caso de estupro é registrado no país. Olhe a hora em seu relógio nesse exato momento de leitura desse texto e imagine: daqui a 11 minutos pelo menos uma mulher será vitima de estupro no Brasil. Olhe quantos 11 minutos couberam no dia que já se passou, na semana, no mês... é alarmante o número de mulheres violadas, de mulheres que tiveram seus corpos objetificados e seus nãos desrespeitados. É tão alarmante que ainda terá quem dirá "doentes". Outro dado disponível em pesquisas e notícias na internet é que no Brasil no último ano foram registrados cerca de 10 estupros coletivos por dia. Essa é a prova de que estupradores não são doentes, afinal que doença é essa que atinge em massa homens que abusam de mulheres num mesmo lugar? Que doença é essa que praticamente só atinge grupos de homens em uma rua, bar, festa, casa... num lugar qualquer... e os condicionam a estuprar uma mulher? Não é doença. É misoginia. É machismo. É demonstração do poder do macho... do poder do mais forte (fisicamente) pelo mais fraco.

PS.: O foco analítico é nas mulheres enquanto vítimas por uma questão estrutural e de objetivo. Não por desconsiderar que existem outros perfis de vítimas dessa cultura abominável, tais como homens trans, homens cis, etc. 


Lizandra Souza.

Comentários

  1. Ei. Massa seu blog. Olha o meu também: http://compartilhandosobretudo.blogspot.com
    Tem ideias aleatórias e também sobre feminismo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Feminismo é a ideia radical de que mulheres são gente!

Postagens mais visitadas deste blog

História do adultério: modelos de comportamentos sexistas com dupla moral

Belmiro de Almeida - Arrufos, 1887 A história do adultério é a história da duplicidade de um modelo de comportamento social machista, possuidor de uma moral dupla, segundo a qual os homens, desde quase todas as sociedades antigas, tinham suas ligações extraconjugais toleradas, vistas como pecados veniais, sendo assim suas esposas deveriam encará-las como "pecados livres", que mereciam perdão, pois não era o adultério masculino visto como um pecado muito grave (a não ser que a amante fosse uma mulher casada), enquanto as ligações-extraconjugais femininas estavam ligadas a pecados e a delitos graves que mereciam punições, pois elas não só manchavam a honra e reputação da mulher adúltera, mas também expunham ao ridículo e ao desprezível seu marido, o qual tinha a validação de sua honra e masculinidade postas em jogo. Esse padrão social duplo do adultério teve sua origem nas culturas camponesas "juntamente com a crença de que o homem era o provedor da família e era

10 comportamentos que tiram o valor de um homem

   Hoje em dia os homens (cis, héteros) andam muito desvalorizados. Isso faz com que muitos sofram amargamente nas suas vidas, sobretudo na vida amorosa.  Outro dia eu estava vendo uns vídeos de forró, funk, sertanejo e fiquei chocada com o comportamento vulgar dos rapazes. Agora deram pra ralar até o chão como um bando de putinhos a busca de serem comidos... e a gente, mulherada, já sabe que se o boy rala o pinto no chão é porque ele é um homem rodado, um mero bilau passado.    Antigamente, no tempo de nossas avós, o homem era valorizado pelo seu pudor virginal, não pela sua aparência. Homens eram um prêmio a ser alcançado pelas mulheres, eles tinham que ser conquistados, ganhados. Hoje em dia, muitos machos estão disponíveis para qualquer mulher num estalar de dedos. Escolhe-se um macho diferente a cada esquina. E a mídia ainda insiste em dizer que homem pode dar pra quantas ele quiser, fazendo os machos assimilarem uma ideia errada e vulgar que os levarão a serem infe

Vamos falar de misandria?

 O que é misandria no feminismo?   É o ódio generalizado aos homens?   N Ã O.  A misandria geralmente é dicionarizada como sendo o ódio aos homens, sendo análoga a misoginia: ódio às mulheres. Esse registro é equivocado e legitima uma falsa simetria, pois não condiz com a realidade social sexista vivida por homens e mulheres. Não  existe uma opressão sociocultural e histórica institucionalizada que legitima a subordinação do sexo masculino, não existe a dominação-exploração estrutural dos homens pelas mulheres pelo simples fato de eles serem homens, todavia existe o patriarcado: sistema de dominação-exploração das mulheres pelos homens, que subordina o gênero feminino e legitima o ódio institucional contra o sexo feminino e tudo o que a ele é associado, como, por exemplo, a feminilidade. Um exemplo: no Nordeste é um elogio dizer para uma mulher que "ela é mais macho que muito homem", tem até letra de música famosa com essa expressão, contudo um homem ser chamado de

15 frases que assexuais não aguentam mais ouvir

1. "Assexuais existem de verdade?" Óbvio que só existem de mentira, só quem tem o direito de existir são pessoas héteros/gays/lesbs/bis/pansexuais... pensar dessa forma não é nada acefóbico. 2. "Então você é assexual... mas nunca experimentou transar pra ver se muda?" E você, já experimentou ficar sem transar para ver se "vira" assexual? 3. "Mas se você já transou... como pode se dizer assexual?" Da mesma forma que pessoas héteros/gays/lesbs/bis/pansexuais virgens não deixam de ser o que são só porque ainda não transaram. Todo mundo que ainda não transou é assexual? Não. 4. "Deve ser muito triste ou chata a vida sem sexo..." Amiguinho, nem toda pessoa assexual não pratica sexo. Existem assexuais que, por exemplo, quando estão afetivamente ligados a uma pessoa, podem sentir desejo sexual por ela, como no caso das pessoas demisexuais. Agora, conte-me mais como é legal e feliz uma vida baseada no sexo compulsór

Mamilos femininos e censura patriarcal: uma questão de gênero

Mulheres criam biquíni com estampa de mamilos, como forma de protesto Não pretendo, com esse post, incentivar nem obrigar as mulheres a saírem por aí mostrando os mamilos como sinônimo de liberdade sexual/corporal, tão pouco aconselhá-las a deixarem de usar sutiã, pretendo, contudo, levantar questionamentos e reflexões sobre a censura dos mamilos polêmicos vulgo femininos e desnaturalizar alguns dos discursos que a legitimam.    Por que somente na mulher os mamilos são vistos como ''órgãos sexuais" e, por isso, devem ser censurados, enquanto os machos caminham livremente na rua com seus mamilos expostos? É porque os homens não conseguiriam se controlar caso fosse dado o mesmo direito ao uso do próprio corpo às mulheres? Ou seja, é porque o homem não consegue segurar o pau dentro da calça e respeitar o corpo alheio? É porque os mamilos das mulheres passam mensagens sexuais quando eriçam? Ora, mas um mamilo pode eriçar por qualquer coisa, involuntariamente, por