Diários de Uma Feminista. Tecnologia do Blogger.

#ÉMachismo: atitudes machistas naturalizadas no nosso dia-a-dia


O machismo é o pilar do patriarcado: sistema de dominação-exploração-subordinação da mulher pelo homem. Quando se fala em machismo, muitas vezes, nos vêm a mente mulheres estupradas, assassinadas e espancadas, ou, ainda, frases como "mulher é o sexo frágil", "é natural a mulher ser emocional enquanto o homem é racional", "foi estuprada porque usava roupa vulgar", "ela gosta de apanhar", "o homem é superior a mulher", entre outros discursos e atitudes explicitamente machistas. Contudo, isso não significa que somente esses comportamentos extremos consistam em machismo. Em nossa vida cotidiana, reproduzimos ou consumimos, de forma naturalizada e/ou inconsciente, atitudes machistas veladas de simples opinião, o que legitima a manutenção do patriarcado e, consequentemente, dificulta sua superação.

Abaixo, reproduzo alguns discursos e atitudes machistas que são naturalizadas no nosso dia-a-dia. O machismo também mora nos detalhes, nas opiniões que supostamente são pessoais, nas atitudes normalizadas socialmente que sustentam ideologias que não só ajudam a matar e a estuprar mulheres, mas que também condicionam as mulheres a aceitarem como natural uma vida subordinada aos machos.

1. #ÉMachismo, homem, distorcer a fala da mulher e chamá-la de "louca'' para parecer que ela é desequilibrada. 

Gaslighting é um tipo de manipulação psicológica.
2. #ÉMachismo você tentar explicar algo óbvio que a mulher já deixou claro que sabe só para se fazer de inteligentão piroquento da porra toda, homem.


3. #ÉMachismo nem parar para tentar entender a opinião da mulher sobre o que ela sente e vive só porque você já estudou sobre a vivência dela de sujeito oprimido, homem.


4. #ÉMachismo se apropriar da ideia de uma mulher e levar os créditos por ela, achando que o que importa é "levar a ideia adiante", homem.


5. #ÉMachismo não deixar a mulher concluir a fala dela porque o que você tem a dizer é supostamente mais importante, homem.


Contribuições de algumas das seguidoras na página do blogue no FB.








Lizandra Souza.

4 comentários:

  1. #ÉMachismo quando um homem no caso seu marido, diz que olha mulheres de shortinho na rua porque elas estão se mostrando e que ele é macho então tem que olhar.

    ResponderExcluir
  2. #ÉMachismo quando alguém critica e difama uma garota só porque tentou pegar e não conseguiu

    ResponderExcluir
  3. #ÉMachismo quando alguém critica e difama uma garota só porque tentou pegar e não conseguiu

    ResponderExcluir
  4. #ÉMachismo quando em uma empresa o homem tem direito a duas horas de almoço enquanto a mulher tem a apenas uma. Por qual motivo? Pelo "simples" fato de ser homem?

    ResponderExcluir

Feminismo é a ideia radical de que mulheres são gente!