Pular para o conteúdo principal

LITERATURA FEMINISTA: CRÔNICAS, (MINI)CONTOS, POEMAS, RESENHAS E MAIS!

Feminista de internet



Depois de alguns anos militando virtualmente, usando as redes sociais para escrever e/ou compartilhar textos a respeito das pautas do feminismo, do movimento negro, LGBT+, entre outros, eu fui chamada de "Feminista de internet", por um mascu. Na primeira vez que isso aconteceu, eu ignorei. Ignorei porque para mim era óbvio que eu usava a internet como espaço de ativismo. Contudo, ocorreu que posteriormente eu fiquei sabendo de casos e casos de mulheres sendo chamadas de "feministas de internet", e muitas se sentindo deslegitimadas por isso, por aturem na internet. Percebi então que não era um caso isolado. Diante disso, eu resolvo me manifestar: 

EU SOU UMA FEMINISTA DE INTERNET. 

Não aceito usarem da minha condição (e a das minhas irmãs de luta) de militante virtual como motivo de estigmatização, muito menos, de vergonha ou deslegitimação de uma atitude necessária nos dias de hoje, que é a de usar os meios virtuais para a divulgação e promoção de pautas a respeito do empoderamento e da garantia dos direitos da papulação feminina, negra, LGBT+, minorias politicas silenciadas socialmente. 
Ser feminista de internet, isto é, ser uma feminista que milita virtualmente, não equivale a ser uma mulher que só é feminista na internet, que fora dela está "cagando" para o feminismo. Feministas que atuam na internet NÃO são robôs, têm vida própria, pertencem a contextos socioculturais específicos, assim como as pessoas que têm contato com a militância dessas mulheres: elas também têm vida fora da internet e nada impede que o que foi aprendido no meio virtual sirva para as atitudes delas em seu cotidiano. No meu caso, por exemplo, a militância na internet foi fundamental para o desenvolvimento da minha militância em meios presenciais/físicos. Várias meninas têm a oportunidade de conhecer militantes da mesma cidade em que residem, logo podem se articular e promover as ideias feministas em seu contexto. Através da internet a gente tem informações sobre eventos para participar, pautas para apoiar. Porém, mesmo assim ainda há quem diga que o feminismo na internet é inútil, que "o feminismo de antigamente é que era eficaz".
É óbvio que o feminismo não começou a existir a partir da internet. Antes da existência dela, as mulheres já encontravam meios de promover, divulgar e apoiar as pautas feministas. Ao longo dos séculos, desde suas primeiras manifestações como um movimento articulado, o feminismo foi se reinventando, ganhando novas pautas e vertentes de acordo com os contextos e necessidades históricas e sociais que eram/são enfrentadas pelas feministas na busca do fim da hierarquia de gênero, o que causa a discriminação de gênero (machismo), o ódio institucionalizado voltado as mulheres (misoginia) etc. Em meio a tantos percursos, fatores diversos, nós podemos dizer que existem feminismos, apesar de em geral o movimento ser tratado no singular. Portanto, foram surgindo pautas específicas, muitas quando conquistadas cederam seu lugar a outras.
Novas formas de representação das bandeiras foram surgindo também, e como vivemos atualmente num mundo conectado, globalizado, tecnológico... a "era digital", não é inesperado que as feministas por meio de blogs, perfis em redes sociais como Facebook, Twitter, contas no Youtube, entre outros, divulgassem pautas feministas, afinal de contas por meio da internet, das redes sociais, nós podemos ter grande alcance, e não só no nosso contexto social, podendo atingir várias pessoas, de diferentes idades, etnias, classes sociais, orientações sexuais etc. E, ainda, a militância virtual torna o movimento mais acessível para muitas mulheres, levando-se em consideração que o próprio movimento feminista ainda é estigmatizado socialmente, isto é, que nos meios sociais ainda há muito senso comum misógino impedindo a entrada das ideias feministas, que as manifestações "presenciais" acontecem, mas ainda não são frequentes, de forma articulada, em grande parte do país, sobretudo nos interiores, que muitas mulheres têm carga excessiva de trabalho, que muitas podem ter fobia social ou alguma deficiência, ou, ainda, serem menores de idade, entre outros fatos, que as impeçam de comparecer a eventos e/ou de militar presencialmente, em marchas, protestos, encontros, congressos etc.  Sem falar, mas já falando, que os meios virtuais não estão isentos de serem machistas, misóginos. Pelo contrário. Na internet parece haver uma "liberdade" maior de as pessoas expressarem sua discriminação contra as mulheres, de forma mais aberta e direta. Páginas no Facebook, por exemplo, que fazem apologia clara ao estupro é o que não faltam. Sites com conteúdos misóginos desse tipo também não. Logo, nós temos sim que estar marcando presença nesses espaços, promovendo desconstrução e a garantia dos direitos humanos das mulheres.
Os coletivos e/ou grupos feministas das universidades, das cidades, são importantes na divulgação e prática das ideias feministas. Os eventos como encontros feministas, marchas, protestos organizados... promovidos são de suma importância para a promoção das pautas do movimento feminista, mas eles não precisam ser unicamente os únicos modos válidos de militar. Hoje em dia, os próprios protestos têm ganhado mais participantes quando são divulgados nos meios virtuais. A internet não só pode, como deve, ser aliada a luta feminista. Através dela nós podemos ganhar aliadas, fazer amigas feministas, desconstruir ideias problemáticas, desabafar em grupos feministas sobre o machismo nosso de cada dia e fazer com que muitas mulheres, de toda parte do país, tenham conhecimento do movimento.
Há alguns dias, através do Facebook, pedi alguns depoimentos de pessoas amigas sobre a militância virtual, de como ela ajudou a essas pessoas a conhecer o movimento feminista, a desconstruir ideias problemáticas, a fazer amizades, se, através das redes sociais, já recebeu apoio a alguma agressão sofrida etc. Abaixo, prints (autorizados) de alguns comentários que recebi. 







       Diante disso, nós podemos perceber como a militância virtual tem sua importância, isto é, como ela pode ajudar as pessoas a terem contato com o feminismo, com o movimento negro, LGBT+, e, ainda, como posts podem nos ajudar a desconstruir ideias problemáticas, a ter informações mais relevantes e verídicas sobre esses movimentos, como nós podemos conhecer pessoas legais, que nos compreendam e nos ajudem a enfrentar problemas comuns (ou não), etc. Recebi ainda outros relatos, os quais, com a devida permissão de suas autoras, transcreverei abaixo, para finalizar o post.

“Eu conheci o feminismo numa época da minha vida em que estava muito sozinha e me sentindo o pior ser humano do universo, devido a algumas atitudes que tomei em relação a antigas amizades e relacionamentos. Estava fragilizada, humilhada, cansada, depressiva e encontrei no feminismo uma luz no fim do túnel, principalmente porque o meu sofrimento estava muito relacionado ao machismo. Meu primeiro contato foi através da Clara Averbuck, do Lugar de Mulher. Antes dela eu nem sabia o que era feminismo e nunca tinha parado para me questionar sobre o assunto. Através dos textos dela e das outras maravilhosas do LdM eu pude desconstruir muita coisa, descobrir toda a empatia e o sentimento de sororidade que existe em mim e conhecer outros blogs que tratam sobre feminismo, como o Blogueiras Negras, a Revista Geni, o da Aline Valek e o seu, Liz. Ainda não fiz amigs militantes, infelizmente, mas tenho conhecido muita gente maravilhosa nesse meio, o que faz valer a pena algumas decepções que tive com certas militantes. Faço o que posso para ajudar pessoas virtualmente, mas, como ainda sou "novata", evito falar muito para não falar bosta. Recebi e recebo muito apoio pela internet, desde o começo e mesmo que indiretamente as vezes. Me sinto acolhida e compreendida em algumas postagens e já recebi respostas muito positivas de pessoas que perderam alguns minutos da sua vida para tentar me ajudar e isso é muito, mas muito importante, e é o que mantém o feminismo no meu coração, firme e forte." - Emanuela Nogueira.

“Eu mal conhecia só ouvia falarem (mal), quando eu entrei no facebook, especificamente, que entendi melhor o feminismo, porém levou um bom tempo até encontrar fontes boas que me levassem a seguir o movimento e vê-lo com outros olhos. Os posts de internet foram o que mais me ajudaram e ajudam a me desconstruir, muitos achismos foram desconstruídos. E muitos textos ajudaram com grande parte das minhas dúvidas sobre assuntos que eu não tinha muito conhecimento.Conheci muitas manas incríveis e que fazem textos sambantes, porém eu sou muito tímida pra falar com elas. E a que eu mais admiro e que me fez entrar de cabeça e não desistir do feminismo foi você, Liz. Ajudo muitas amigas que tem pensamentos machistas a se desconstruírem aos poucos, até mesmo uma amiga que era difícil de "converter" já está entrando no nosso bonde. Já recebi muito apoio indireto com manas que já passaram experiências parecidas com as minhas e ao invés de se silenciarem estão espalhando apoio e mostrando a muitas garotas como eu que não estamos sozinhas e que juntas somos mais fortes.” - Melissa Mendes.

“Oi, eu queria mandar meu texto sobre como conheci o movimento feminista. Mas queria ficar em anônimo mesmo... Enfim, eu conheci o feminismo pela internet, quando a única companhia que eu tinha era o computador... um vídeo meu foi filmado e espalhado sem a minha permissão. Como toda mulher em algum momento da sua vida, mesmo sendo vítima, eu me senti culpada e queria morrer. E o feminismo além de me ajudar a entender que eu não era culpada de jeito nenhum, me salvou literalmente. Eu quis me matar e o feminismo me salvou. E continua me salvando, pois já tem mais de 2 anos e ainda tenho medo/vergonha/culpa de falar nesse assunto. Mesmo tendo toda a certeza que culpa nenhuma eu tenho, mesmo defendendo mulheres que passam pela mesma situação que eu... por isso o feminismo me salva todos os dias. E tbm queria dizer que adoro os seus posts e aprendo mto com vc. Obrigada por ser incrível assim!” – anônimo.

“ Descobri o feminismo pela internet, a 4 meses através da página Diários de uma feminista, dos textos maravilhosos da Fernanda Vicente uma das moderadoras da página feminismo sem demagogia, até então nunca tinha ouvido falar da palavra feminismo e de seu significado, apesar de sempre ter tido atitudes feministas, descobri o movimento foi algo sublime na minha vida, desconstruí pensamentos errôneos, me empoderei, ampliei meu ciclo de amizades com pessoas do Brasil todo, e o mais importante de tudo eu também estou ajudando outras mulheres a conhecerem o feminismo através dos meus textos, eu como alguém que conheceu o feminismo pela internet e que se tornou também uma militante de internet só posso agradecer as minhas irmãs pelos ensinamentos e desconstruções diárias.” - Lis Viana.

“Pra falar a verdade eu nunca me toquei acerca do termo "militância virtual". Apenas postava minha opinião com aquela esperança que pudesse despertar empatia e (re)conhecimento em pelo menos dois ou três. Sempre foi meu lema, e que esses dois ou três fizessem o mesmo a dois ou três e assim por diante. Eu percebi que fazia parte desta militância quando uma amiga me questionou sobre o fato de eu estar puta com quem não mudava o avatar para aquela imagem contra a PL do adorado Cunha. Muitas pessoas acham que essa luta virtual é inútil, que não pesa na estatística. Bom, eu acredito que nossa ideia primordial é pesar nas mentes, e foi como respondi: a ideia das imagens/avatar é levar o (re)conhecimento a todas as partes e assim gerar conscientização e debate. É o que a militância virtual faz. É o que ela é. Eu sou uma das milhões de brasileiras vítima de abuso sexual na infância. Levei dois anos neste inferno, um ano para reunir forças que não existiam e dar um basta - aos 13 anos de idade - e oito anos para aceitar que o meu desejo não era culpa, mas sim algo fisiológico e natural. Praticamente dez anos para me permitir sair de uma grandiosa jaula mental e viver, ainda que com todas as dificuldades do trauma, mas viver. No percurso, conheci diversas meninas que haviam passado pelo mesmo - o que foi muito importante, já que toda vítima sempre se sente " a sorteada" e que deve ter sido algo em si que fez isso acontecer, por isso o sentimento de culpa. Conheci tantas dessas meninas que montamos um grupo, e nos tempos do orkut iniciava nossa "militância". Sabíamos que uma palavra, um gesto, poderia salvar a sanidade de uma amiga ou evitar que outra tivesse o mesmo destino. Como eu disse, não encarávamos como militância, mas foi o que acabou sendo. E do grupo surgiram outros membros e novos grupos, até que com o fim do orkut ele se perdeu. Hoje o que faço é postar sobre o tema variadas vezes, na esperança que algum daqueles leitores se encaixe no perfil, e que o que eu passei possa minimamente ajuda-lo. Infelizmente é difícil encontrar pessoas falando abertamente sobre seus casos. Eu por exemplo, apesar da vontade de ajudar, não falo.” – anônimo.

“Conhecia rasamente [o movimento feminista], tinha uma leve ideia, mas conheci melhor na internet. Ajudou [o contato com posts] a desconstruir alguns pensamentos machistas e alguns preconceitos e também a melhorar alguns argumentos. Sempre achei um absurdo o aborto não ser legalizado e antes de conhecer mais o feminismo na internet já discuti com garotos cis que são até hoje contra o aborto. A quem está disposto a se desconstruir eu ajudo.” - Melissa Fernandes.

“Eu sempre me senti desconfortável em meio a grupos de mulheres. Tenho disforia social nesse sentido, e estar em um grupo feminista só com mulher cis fazendo coisas me da nervoso só de imaginar. Veja bem, eu sempre me considerei feminista, mas pra mim do que pra outras. Um dia, em um grupo de fanfics, uma menina (que agora é bastante minha amiga) criou um grupo contra o machismo e misoginia nas fanfics e eu me interessei. O nome do grupo é "pessoas femininjas e escritoras". Lá eu aprendi muito sobre preconceitos e desconstrução dentro da vertente intersec. Descobri que existem gêneros não binários e que eu não preciso me forçar em "ser mulher" pra ser feminista. Eu procurei muito e logo entrei em outros grupos e páginas que eram inclusivas comigo do jeito que sou, como a diários, que é uma graça de página/grupo. Pra mim, a internet sempre foi um meio de vida social importante e que é fundamental pra espalhar informações. Acho muito importante o feminismo de internet e o alcance que ele tem, para as pessoas que não tem acesso a outros meios de empoderamento. Fiz amigues militantes, a gente vai se desconstruindo juntes. Eu sou de apontar opressão quando preciso e de ajudar quem precisa de apoio do movimento feminista também. Acho importante ser ative de alguma maneira, e como não sou muito de grupos físicos, a net ajuda bastante.” - Larissa Zanette.

 Lizandra Souza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do adultério: modelos de comportamentos sexistas com dupla moral

Belmiro de Almeida - Arrufos, 1887 A história do adultério é a história da duplicidade de um modelo de comportamento social machista, possuidor de uma moral dupla, segundo a qual os homens, desde quase todas as sociedades antigas, tinham suas ligações extraconjugais toleradas, vistas como pecados veniais, sendo assim suas esposas deveriam encará-las como "pecados livres", que mereciam perdão, pois não era o adultério masculino visto como um pecado muito grave (a não ser que a amante fosse uma mulher casada), enquanto as ligações-extraconjugais femininas estavam ligadas a pecados e a delitos graves que mereciam punições, pois elas não só manchavam a honra e reputação da mulher adúltera, mas também expunham ao ridículo e ao desprezível seu marido, o qual tinha a validação de sua honra e masculinidade postas em jogo. Esse padrão social duplo do adultério teve sua origem nas culturas camponesas "juntamente com a crença de que o homem era o provedor da família e era

10 comportamentos que tiram o valor de um homem

   Hoje em dia os homens (cis, héteros) andam muito desvalorizados. Isso faz com que muitos sofram amargamente nas suas vidas, sobretudo na vida amorosa.  Outro dia eu estava vendo uns vídeos de forró, funk, sertanejo e fiquei chocada com o comportamento vulgar dos rapazes. Agora deram pra ralar até o chão como um bando de putinhos a busca de serem comidos... e a gente, mulherada, já sabe que se o boy rala o pinto no chão é porque ele é um homem rodado, um mero bilau passado.    Antigamente, no tempo de nossas avós, o homem era valorizado pelo seu pudor virginal, não pela sua aparência. Homens eram um prêmio a ser alcançado pelas mulheres, eles tinham que ser conquistados, ganhados. Hoje em dia, muitos machos estão disponíveis para qualquer mulher num estalar de dedos. Escolhe-se um macho diferente a cada esquina. E a mídia ainda insiste em dizer que homem pode dar pra quantas ele quiser, fazendo os machos assimilarem uma ideia errada e vulgar que os levarão a serem infe

Vamos falar de misandria?

 O que é misandria no feminismo?   É o ódio generalizado aos homens?   N Ã O.  A misandria geralmente é dicionarizada como sendo o ódio aos homens, sendo análoga a misoginia: ódio às mulheres. Esse registro é equivocado e legitima uma falsa simetria, pois não condiz com a realidade social sexista vivida por homens e mulheres. Não  existe uma opressão sociocultural e histórica institucionalizada que legitima a subordinação do sexo masculino, não existe a dominação-exploração estrutural dos homens pelas mulheres pelo simples fato de eles serem homens, todavia existe o patriarcado: sistema de dominação-exploração das mulheres pelos homens, que subordina o gênero feminino e legitima o ódio institucional contra o sexo feminino e tudo o que a ele é associado, como, por exemplo, a feminilidade. Um exemplo: no Nordeste é um elogio dizer para uma mulher que "ela é mais macho que muito homem", tem até letra de música famosa com essa expressão, contudo um homem ser chamado de

15 frases que assexuais não aguentam mais ouvir

1. "Assexuais existem de verdade?" Óbvio que só existem de mentira, só quem tem o direito de existir são pessoas héteros/gays/lesbs/bis/pansexuais... pensar dessa forma não é nada acefóbico. 2. "Então você é assexual... mas nunca experimentou transar pra ver se muda?" E você, já experimentou ficar sem transar para ver se "vira" assexual? 3. "Mas se você já transou... como pode se dizer assexual?" Da mesma forma que pessoas héteros/gays/lesbs/bis/pansexuais virgens não deixam de ser o que são só porque ainda não transaram. Todo mundo que ainda não transou é assexual? Não. 4. "Deve ser muito triste ou chata a vida sem sexo..." Amiguinho, nem toda pessoa assexual não pratica sexo. Existem assexuais que, por exemplo, quando estão afetivamente ligados a uma pessoa, podem sentir desejo sexual por ela, como no caso das pessoas demisexuais. Agora, conte-me mais como é legal e feliz uma vida baseada no sexo compulsór

Mamilos femininos e censura patriarcal: uma questão de gênero

Mulheres criam biquíni com estampa de mamilos, como forma de protesto Não pretendo, com esse post, incentivar nem obrigar as mulheres a saírem por aí mostrando os mamilos como sinônimo de liberdade sexual/corporal, tão pouco aconselhá-las a deixarem de usar sutiã, pretendo, contudo, levantar questionamentos e reflexões sobre a censura dos mamilos polêmicos vulgo femininos e desnaturalizar alguns dos discursos que a legitimam.    Por que somente na mulher os mamilos são vistos como ''órgãos sexuais" e, por isso, devem ser censurados, enquanto os machos caminham livremente na rua com seus mamilos expostos? É porque os homens não conseguiriam se controlar caso fosse dado o mesmo direito ao uso do próprio corpo às mulheres? Ou seja, é porque o homem não consegue segurar o pau dentro da calça e respeitar o corpo alheio? É porque os mamilos das mulheres passam mensagens sexuais quando eriçam? Ora, mas um mamilo pode eriçar por qualquer coisa, involuntariamente, por