Pular para o conteúdo principal

LITERATURA FEMINISTA: CRÔNICAS, (MINI)CONTOS, POEMAS, RESENHAS E MAIS!

Facebook br e o silenciamento das ativistas feministas...


Ser mulher, feminista, LGBT+ e/ou pessoa negra e militar virtualmente no Facebook vem se demostrando nos últimos anos um ato de pura resistência. Cada vez mais ativistas das mais variadas causas recebem ataques em massa de grupos reacionários e têm suas contas e páginas de militância bloqueadas pela equipe FB br por supostamente ferir os padrões da rede. E é aí que fica a dúvida, quais padrões são esses? 
Segundo as políticas do mecanismo de denúncia do próprio Facebook, nós podemos denunciar perfis, páginas e publicações se neles tiverem a reprodução de discurso de ódio a um sexo, etnia, crença,  orientação sexual... apologia/incitação ao crime, conteúdo sexualmente explícito/nudez/pornografia, posts que descrevam a compra ou venda de drogas, de armas ou produtos adultos... conteúdo que seja ameaçador, violento ou suicida entre outros. Na teoria isso é lindo, afinal são padrões que prezam pelos direitos humanos, pela integridade e segurança das pessoas conectadas a rede. Mas na prática as coisas funcionam bem diferentes. Ao que parece, para a equipe que recebe e analisa as denúncias ocorridas na comunidade, o que importa não é o conteúdo do que foi denunciado, mas a quantidade de denúncias que ele recebeu, o que deixa nós, ativistas, vulneráveis a ataques em massa, de grupos reacionários, os quais, se pensarmos bem, ainda fazem parte das hegemonias, logo têm maior poder de articulação.
Diante disso, a forma como a equipe que trata das denúncias enviadas ao FB br vem servindo para silenciar ativistas a medida que exclui o que postamos e nos bloqueia sendo que o que postamos não fere os padrões da comunidade, mas sim a sustentação das hegemonias. Um exemplo disso são as páginas feministas desativas pelo FB por receberem ataques em massa de machistas e misóginos.
Diários de uma feminista já recebeu muitos ataques de misóginos, machistas, LGBTfóbicos, racistas... justamente porque incomoda. E incomoda porque é uma página de feminismo interseccional, dedicada a falar sobre questões de gênero, etnia, classe, sexualidade... isto é, assuntos que em uma sociedade machista, misógina, racista, elitista, LGBTfóbica... são colocados a margem justamente para se manter o status quo social que privilegia maiorias políticas em detrimento da opressão de minorias políticas (vejamos políticas, não sociais!) como mulheres, pessoas negras, LGBT+, pessoas com deficiência. 
Comecei a usar o FB em 2012 e de lá para cá já tive um pouco mais de 10 contas. Isso não porque feri os padrões do FB, mas porque tive contas bloqueadas por sofrer ataques de reacionários e/ou haters. Atualmente tenho 4 contas, isso evita de eu ser totalmente silenciada, pois quando sou bloqueada em uma, recorro a outra e assim não deixo de administrar a minha página. 
Na última terça-feira (22/03/2016), justamente no dia que meu perfil principal saía de um bloqueio de 7 dias por ter exposto parcialmente uma racista, eu fiquei sabendo que uma das maiores páginas feministas do Brasil, a Feminismo sem demagogia, foi mais uma vez desativada pelo FB. E isso por quê? Porque mais uma vez ela sofreu ataques em massa de grupos misóginos e machistas. 

Verinha é uma das administradoras da FSD.

Fico me perguntando como uma página que promove pautas a respeito do empoderamento feminino, dos direitos das mulheres (entre outras minorias políticas) pode ferir aqueles padrões que mencionei anteriormente. Fica óbvio que a página foi desativada (temporariamente?) porque incomodou reacionários e assim tentaram silenciar as mulheres feministas que trabalham nela. É revoltante saber que essas mulheres foram silenciadas injustamente por lutarem contra sistemas de dominação-exploração (a página é de vertente marxista, logo faz recorte de gênero, classe, raça...). Essa não é a primeira vez que isso acontece com a FSD, outro ataque desses que resultou no bloqueio temporário da página ocorreu em novembro de 2015. Espero que seja um bloqueio temporário, como o último, para que a página volte a ser reativada. Hoje conversei pelo FB com a Verinha, e segundo ela até agora nada de o FB reativar a página ou dar alguma notificação sobre a situação da mesma.  
Recentemente, fiz alguns posts comentando sobre esse mecanismo desonesto do FB, que remove posts e bloqueia usuários não pelo conteúdo do que é publicado, mas pela quantidade de denúncias. E pelo visto isso (silenciamento de ativistas) ocorre com mais frequência do que  a gente imagina. Gostaria de inserir, abaixo, dois depoimentos a respeito desse assunto. 




Por esses dois comentários, podemos ter uma ideia quase "desenhada" de como funciona o mecanismo de denuncia do FB mencionado anteriormente. 
Para finalizar, gostaria de mencionar/indicar um artigo que li na Carta Capital, publicado em fevereiro deste ano, intitulado Facebook, afasta de nós esse cáliceque aborda justamente o assunto do post a respeito das pessoas ativistas que vêm sendo bloqueadas por conta de denúncias aleatórias. 


Lizandra Souza.

Comentários

  1. Acho engraçado esse facebook...
    Paginas de cunho misógino, que faz apologia a violência contra mulheres, que ofendem mães solteiras, que defendem estupro e pedofilia,essas são incrivelmente imunes a denúncias.
    A página misógina e escancaradamente hipócrita:"Não mereço mulher que usa roupa de pra", só pra desvendar todo esse porque, quem administra são justamente os que trabalham no suporte do facebook Brasil.
    Eis a razão de fazermos tantas denúncias e eles reportarem.
    Até pq eles são cínicos de postarem isso na página, justamente pra todos que são contra, verem que é dar tiro no escuro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Feminismo é a ideia radical de que mulheres são gente!

Postagens mais visitadas deste blog

História do adultério: modelos de comportamentos sexistas com dupla moral

Belmiro de Almeida - Arrufos, 1887 A história do adultério é a história da duplicidade de um modelo de comportamento social machista, possuidor de uma moral dupla, segundo a qual os homens, desde quase todas as sociedades antigas, tinham suas ligações extraconjugais toleradas, vistas como pecados veniais, sendo assim suas esposas deveriam encará-las como "pecados livres", que mereciam perdão, pois não era o adultério masculino visto como um pecado muito grave (a não ser que a amante fosse uma mulher casada), enquanto as ligações-extraconjugais femininas estavam ligadas a pecados e a delitos graves que mereciam punições, pois elas não só manchavam a honra e reputação da mulher adúltera, mas também expunham ao ridículo e ao desprezível seu marido, o qual tinha a validação de sua honra e masculinidade postas em jogo. Esse padrão social duplo do adultério teve sua origem nas culturas camponesas "juntamente com a crença de que o homem era o provedor da família e era

10 comportamentos que tiram o valor de um homem

   Hoje em dia os homens (cis, héteros) andam muito desvalorizados. Isso faz com que muitos sofram amargamente nas suas vidas, sobretudo na vida amorosa.  Outro dia eu estava vendo uns vídeos de forró, funk, sertanejo e fiquei chocada com o comportamento vulgar dos rapazes. Agora deram pra ralar até o chão como um bando de putinhos a busca de serem comidos... e a gente, mulherada, já sabe que se o boy rala o pinto no chão é porque ele é um homem rodado, um mero bilau passado.    Antigamente, no tempo de nossas avós, o homem era valorizado pelo seu pudor virginal, não pela sua aparência. Homens eram um prêmio a ser alcançado pelas mulheres, eles tinham que ser conquistados, ganhados. Hoje em dia, muitos machos estão disponíveis para qualquer mulher num estalar de dedos. Escolhe-se um macho diferente a cada esquina. E a mídia ainda insiste em dizer que homem pode dar pra quantas ele quiser, fazendo os machos assimilarem uma ideia errada e vulgar que os levarão a serem infe

Vamos falar de misandria?

 O que é misandria no feminismo?   É o ódio generalizado aos homens?   N Ã O.  A misandria geralmente é dicionarizada como sendo o ódio aos homens, sendo análoga a misoginia: ódio às mulheres. Esse registro é equivocado e legitima uma falsa simetria, pois não condiz com a realidade social sexista vivida por homens e mulheres. Não  existe uma opressão sociocultural e histórica institucionalizada que legitima a subordinação do sexo masculino, não existe a dominação-exploração estrutural dos homens pelas mulheres pelo simples fato de eles serem homens, todavia existe o patriarcado: sistema de dominação-exploração das mulheres pelos homens, que subordina o gênero feminino e legitima o ódio institucional contra o sexo feminino e tudo o que a ele é associado, como, por exemplo, a feminilidade. Um exemplo: no Nordeste é um elogio dizer para uma mulher que "ela é mais macho que muito homem", tem até letra de música famosa com essa expressão, contudo um homem ser chamado de

Hétero-cis-normatividade, o que é?

Nossa sociedade é hétero-cis-normativa. Isso significa que a heterossexualidade e cisgeneridade são compulsoriamente impostas. Não, não estou dizendo que vocês, heterossexuais-cis, são héteros-cis por compulsão. Quero dizer que há um sistema social que designa TODO MUNDO como sendo hétero-cis ANTES MESMO do nascimento e posteriormente tudo o que foge disso é considerado anormal, imoral e, em muitas sociedades, ilegal.  Antes mesmo de a pessoa nascer, desde o ultrassom, quando é identificado que ela tem pênis ou vagina, há imediatamente uma marcação sexual e de gênero: se tem vagina, vai ter que ser menina, se comportar como é concebido e estabelecido socialmente como "comportamento de menina'' e, por isso, vai ter que gostar de menino; se tem pênis, vai ter que ser um menino, se comportar como é concebido e estabelecido socialmente como "comportamento de menino'' e, por isso, vai ter que gostar de menina. E aí, quando a pessoa com vagina ou com pênis

"We Can Do It!": você conhece a origem de um dos grandes símbolos do movimento feminista?

We Can Do It! de J. Howard Miller, 1943. We Can Do It! (Nós podemos fazer isso!) é a legenda de uma das imagens mais conhecidas do movimento feminista. Foi bastante usada a partir do início dos anos 80 do século passado para divulgar o feminismo, desde então várias releituras foram sendo feitas da imagem da moça trabalhadora, usando um lenço na cabeça,  arregaçando as mangas, mostrando um musculoso bíceps e passando a ideia de que "sim, nós mulheres podemos fazer isso!" (sendo este "isso" as atividades tradicionalmente convencionadas aos homens*) ao mesmo tempo em que  se desconstrói a ideia machista de "mulher sexo frágil". Contudo, o que muitas pessoas não sabem é que a imagem foi criada algumas décadas antes, em 1943, e que não tinha nenhuma ligação com a divulgação do feminismo. We Can Do It! originalmente foi um cartaz idealizado para ser uma propaganda de guerra dos Estados Unidos, criada  por J. Howard Miller para a fábrica Westinghouse El